sábado, setembro 17, 2005

“De battre mon couer s´est arrêté” (2005), Jacques Audiard



Jacques Audiard volta a filmar o quotidiano realista e duro focado numa só personagem, como já tinha feito no seu anterior trabalho “Sur mes lèvres”.

“De battre mon couer s´est arrêté” centra-se na personagem de Tom (Romain Duris, o “herói” do filme “Residência Espanhola”), um agente imobiliário que, tal como o pai, se dedica também ao lado mais obscuro e criminoso da profissão.
Um dia, Tom volta a reencontrar-se com o seu velho sonho de ser pianista, herança deixada pela sua falecida mãe. Assim, pretende deixar o mundo corrupto em que está envolvido para se dedicar ao seu verdadeiro sonho e vocação: ser pianista profissional. Sem a ajuda ou aceitação dos seus amigos e pai, Tom suporta as mais variadas situações só para poder chegar um pouco mais perto da sua realização pessoal.

A música é, neste filme, uma forma de comunicação entre Tom e a sua professora de piano e uma forma de exorcizar as angústias e raivas do quotidiano pouco gratificador em que vive.
Só quando está em frente ao piano é que Tom consegue sentir-se realmente vivo e feliz.

Jacques Audiard segue com a sua câmara a vida confusa de Tom que se volta a descobrir e ganha força e entusiasmo nessa mesma redescoberta.
O filme tem um tom bastante cru e realista, facto que só o engrandece.
Contudo parecem haver cenas/situações que nada trazem ao filme (como a relação de Tom com a mulher de um dos seus colegas ou a cena em que Tom conhece a namorada do pai).

* * *

3 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opiniao um dos melhores que temos visto.
Mas tinhas/me dito que ias dar 4**** :P

*

Joana C. disse...

naaaaaa...eu disse que ia dar 3,lol. 4 já acho demais ***

gonn1000 disse...

3/5, concordo...