“Cronicas” (2005), Sebastián Cordero
If it's on TV, it must be the truth.
Uma equipa de jornalistas de Miami viaja até à vila de Babahoyo, no Equador, para fazer uma grande reportagem sobre um violador e assassino de crianças que mate em série.
Decidido a fazer a reportagem da sua vida e a ter um momento de glória, o jornalista Manolo Bonilla (Jonh Leguizamo) tenta descobrir o assassino deste caso que assusta a pobre população da vila.
“Cronicas” levanta uma série de questões éticas: até que ponto podem os jornalistas interferir em investigações policiais? Podem estes assumir o comando nestas investigações e fazer o papel que muitas vezes a polícia não realiza?
E será que tudo o que vemos na televisão é uma imagem da realidade?
Muitas vezes o que os media nos transmitem não é a pura realidade mas sim aquilo que eles querem que os espectadores vejam e o que acham que trará maiores audiências.
É este o principal objecto de estudo deste filme de Sebastián Cordero. Muito para além do suspense e de tentarmos descobrir quem é o verdadeiro assassino (tarefa que até não é muito complicada), “Cronicas” leva-nos a reflectir sobre o verdadeiro papel dos media na nossa sociedade e se por eles nos devemos “levar” com tanta facilidade.
Um filme interessante que continua a demonstrar a grande força que o cinema da América do Sul está a ter cada vez mais.
* * *
3 comentários:
Gostei pois, se tivesses notas intercalares de certeza darias 3.5.
Amt*
eu gosto do john leguizamo até 8)
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »
Enviar um comentário