terça-feira, setembro 13, 2005

“Os Edukadores” (2005), Hans Weingartner



Uns contra os outros

“Os Edukadores” tem como título original “Die Fetten Jahre sind vorbei”, ou seja, “Os dias de abundância estão contados”. É isso que os três jovens protagonistas deste filme alemão/austríaco se propõe a fazer: inquietar e mover as consciências dos mais poderosos. Assim, Jan, Peter e Jule entram nas casas dos mais ricos e, sem roubar nada, reorganizam a mobília e deixam mensagens provocadoras.

Depois dos jovens entrarem em casa de Hardenberg (um rico empresário que recebe dinheiro de Jule por esta lhe ter batido com o carro), o filme ganha outros contornos uma vez que os jovens idealistas ficam frente-a-frente com um homem que representa todo o poder que eles contestam.

Focando o idealismo político cada vez mais inexistente principalmente nas camadas mais jovens, “Edukadores” pretende ser também uma história sobre a anti-globalização. Mas também de um pouco de romance vive o filme uma vez que retrata um triângulo amoroso entre os três jovens.

Como disse em entrevista o realizador, Hans Weingartner: “Acho que vivemos numa época em que os jovens querem que exista uma mudança política, mas não sabem por onde começar. Talvez as nossas sociedades se tenham tornado tão individualistas que a dinâmica colectiva já não seja possível”.

Com interpretações bastante vigorosas e naturais de Daniel Bruhl, Julia Jentsch e Stipe Erceg, “Os Edukadores” também ganha bastante ao utilizar na recta final a poderosa música “Hallelujah” de Jeff Buckley.O que este filme tem de mais interessante é a reviravolta final que nos deixa completamente surpresos. Porque afinal há coisas e pessoas que nunca mudam...

* * * *

6 comentários:

Anónimo disse...

Já o Gonn1000 deu a mesma nota, mas os criticos parece que não gostam la muito do filme. Boa análise! Também gostei muito do teu blog, virei mais vezes! See ya

gonn1000 disse...

É vedade, também dei a mesma nota porque acho que o merece. Se os críticos não gostam, too bad...

Joana C. disse...

é verdade,os críticos não gostaram muito do filme.mas eu gostei :D

Anónimo disse...

o filme eh excelente, adoro o local das filmagens.
e a estoria ta original
*

Anónimo disse...

superou as minhas já altas expectativas. mas compreendo que talvez tenha feito do filme uma apreciação demasiado pessoal.
anyway, aconselho a toda a gente!

Unknown disse...

ssd固態硬碟
外接式硬碟
餐飲設備
製冰機
洗碗機
咖啡機
冷凍冷藏冰箱
蒸烤箱
External Storage
Solid State Drives
關島機加酒
關島婚禮
關島蜜月