domingo, abril 30, 2006

“Lisboetas” (2004), Sérgio Trefaut



“Lisboetas” de Sérgio Trefaut ganhou o Prémio de Melhor Filme Português na primeira edição do IndieLisboa.
Mais do que um filme sobre a estranheza e desconforto de ter que partir para longe da família e do país natal, “Lisboetas” é um olhar sociológico sobre as verdadeiras realidades com que os imigrantes se deparam quando chegam ao nosso país.

Este documentário retrata a vida e as dificuldades de imigrantes de diversos países (Brasil, Ucrânia, Moldávia, China, Índia, Angola, etc.) que procuram no nosso país uma vida melhor.
Arranjar trabalho, aprender uma língua e uma cultura completamente diversa e, principalmente, sobreviver num país longínquo são os obstáculos que todos os imigrantes encontram. Em “Lisboetas” a câmara segue os passos de vários destes imigrantes que procuram na nossa capital ganhar o seu sustento e, de alguma maneira, sentirem-se como verdadeiros lisboetas.

Este documentário mostra-nos como estas pessoas por vezes diferentes de nós e que vemos todos os dias, são cidadãos lisboetas tão legítimos como aqueles que nasceram na capital: eles são importantes alicerces (muitas vezes explorados) para Lisboa ser a cidade que é.

* * *

9 comentários:

Anónimo disse...

O mais triste é virem com grandes expectativas, como se isto fosse o sonho americano, e dps chegarem ao q se vê...
É um bom documentário, bastante elucidativo, que nos permite ver as barreiras e obstáculos a q os emigrantes são submetidos como injustiças, burocracia, língua, emprego, etc.
A qualidade de imagem é q n era das melhores.
E um ponto positivo foi não ter focado somente os emigrantes brasileiros, já q o realizador o é, certo?

Joana C. disse...

Júlio: tens toda a razão. É interessante ver como o realizador foi buscar testemunhos de imigrantes dos mais diversos países. Assim temos uma ideia geral sobre os problemas que eles encontram em Portugal (que são basicamente os mesmos). Também achei a qualidade da imagem fraquinha mas "Lisboetas" vale sobretudo pelo interesse social e humano ;) bjs***

Hugo disse...

É um belo dum murro no estômago nas nissas cinsciências.

Anónimo disse...

ficou adiado o visionamento em prol do indie, mas mto em breve o verei!

Anónimo disse...

parece ser um dos melhores documentários do ano, mas este escapou-me. talvez ainda o consiga 'apanhar' numa sala perto de mim :P cumps.

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! network monitoring shareware Login orchard bank credit card Scrabble helper unscrambler celebrex and heart disease peugeot 306 cab http://www.hair-loss-in-man.info/prescription-drug-celebrex.html perfume http://www.infiniti-auto-2.info/fordtruckcamoseatcover.html Cutting up tires attorney celebrex recall association british columbia dental celebrex meridia ultram Anti-panic clip boating cause celebrex coming does effects off side benefits of celebrex Coffee and espresso makers continental 33psa levels propecia Cheap airline tickets really cheap airline ticket wallblake

Unknown disse...

Já estava com interesse de ver o
"Lisboetas", mas só agora dia 10
de Junho de 2007. Filme bastante
interessante pela abordagem de
uma realidade, que muita vezes nos
"passa ao largo".
Uma sugestão para próximo trabalho
de Sérgio Tréfaut, a problemática
da vivência e integração da 2ªe 3ª
de filhos de imigrantes, uma rea-
lidade por vezes muito complicada.

António Veloso
mentetranquila@gmail.com

Anónimo disse...

Ola eu tenho 12 anos e participei no filme lisboetas quando tinha mais ou menos 7 anos eu adorei participar no filme ainda lembro quando foram me buskar a casa mais a minha mae de carro para ir a praia da costa da caparica.
E gostaria de saber o que as pessoas acharam do filme.
A minha nacionalidade e Lituana.
Sergio nunca pensei aparecer nos cinemas muito obrigado por tudo e obrigado a tua equipe de filmagem.

Unknown disse...

ssd固態硬碟
外接式硬碟
餐飲設備
製冰機
洗碗機
咖啡機
冷凍冷藏冰箱
蒸烤箱
External Storage
Solid State Drives
關島機加酒
關島婚禮
關島蜜月