sábado, outubro 15, 2005

“Last days” (2005), Gus Van Sant



O anti-herói

“Last days” fecha a trilogia composta por “Gerry” e “Elephant”, todos filmes do cineasta Gus Van Sant que tratam do tema da morte de adolescentes.

O filme retrata os últimos dias de um músico à beira do desespero, sem qualquer visão de um futuro promissor, perturbado por uns fantasmas interiores que o consomem dia após dia.
Blake (Michael Pitt) é uma estrela rock que envolta em problemas relacionados com a droga, falta de inspiração criativa e uma relação distante com a filha, começa a definhar num corpo já frágil e cheio de feridas internas.
A morte é o tema fulcral de “Last days” e sabemos à partida que Blake não vai escapar dela: o filme procura mostrar-nos o encontro de um homem com a sua morte, a única escapadela possível para um ser que foge da própria vida.

Há alguns pontos essenciais que gostaria de focar nesta análise a “Last days”.
Em primeiro lugar, a excelente realização: tal como no anterior “Elephant”, Gus Van Sant percorre neste filme a personagem central e as secundárias com a sua câmara, mostrando-nos diferentes pontos de vista. Esta singularidade original resulta extremamente bem pois enriquece bastante o filme em termos de ritmo.
Outro ponto que me parece interessante é o papel da floresta. Misteriosa e purificante, é o lugar escolhido por Blake para divagar e refugiar-se do mundo em que vive. É no conforto da natureza que o músico parece reconciliar-se com o pouco de vida que lhe resta.
Impossível é omitir a inspiração clara e assumida de Gus Van Sant em Kurt Cobain, o líder do mítico grupo Nirvana, fundador do grunge.

Michael Pitt encarna esta representação de Kurt Cobain na perfeição tanto a nível físico (as semelhanças entre ambos são bastante visíveis) como a nível interpretativo. Apesar das poucas falas, Pitt é exímio ao interpretar este jovem inadaptado, ressacado e moribundo.

“Last days” é um filme difícil de assimilar mas belíssimo no seu minimalismo.

* * * *

7 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me ser um bom filme pelo que tenho lido. Mas não está no topo das minhas prioridades neste momento. Antes de tudo, ainda tenho que ir ver "os guardiões da noite" e o "serenity". See ya :)

gonn1000 disse...

Não gostei, está bem filmado mas de resto pouco mais tem...

Spaceboy disse...

O «Elephant» e o «Gerry» do Gus Van Sant são dos meus filmes preferidos de sempre. Quanto ao «Last Days», aguardo-o com muita expectativa, mas as opiniões em relação a ele têm sido algo divergentes. Espero vê-lo em breve para tirar conclusões.

Joana C. disse...

as opiniões são divergentes pelo que tenho lido. mas eu acho que é um belíssimo filme, muito bem filmado.

Anónimo disse...

o filme eh mt bom, n ha duvidas!
boa nota****

Anónimo disse...

um excelente filme!
um retrato magistral da solidão!

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Free big anime boobs European cell phone service Acuvue one contact local phone service Pl lasik Cheap area rugs gorgeous yet cheap toko pda Alaska real estate investing advice gay men cock rub 8 x 10 area rugs light blue area rug ripple Online schools of hypnotherapy spring bloom handmade wool area rug Tractor battery