“L´Enfant” (2005), Jean-Pierre Dardenne/Luc Dardenne
Dores do crescimento
Bruno (Jérémie Renier) é um jovem sem grandes ambições que efectua pequenos roubos para conseguir sustentar-se a si e à sua namorada que acaba de dar à luz.
Como jovem inconsequente que é e sem carácter para aguentar as responsabilidades da paternidade, Bruno pretende vender o bebé a troco de uma grande quantia de dinheiro. Quando Sonia (Déborah François) descobre o sucedido fica tão chocada que acaba por dar entrada no hospital. Bruno procura recuperar a criança mas descobre que existem certos negócios em que não se pode voltar atrás.
“L´Enfant” é uma obra bastante realista, quer pela frieza com que um delicado tema como este é retratado, quer pela própria maneira de filmar dos irmãos Dardenne, que optaram por não embelezar as paisagens nem adicionar qualquer música.
Neste filme acompanhamos o crescimento interior de Bruno, um jovem que no início prima os seus comportamentos pela irresponsabilidade e inconsciência e que recusa pensar na vida em termos futuros, apenas se preocupando com o que obtém por satisfação imediata.
Com os acontecimentos que se vão desenvolvendo na sua vida, Bruno muda drasticamente a sua forma de agir: cresce verdadeiramente e torna-se adulto.
A evolução da personagem interpretada por Jéremie Renier é, sem dúvida, o foco principal de “L´Enfant”.
A própria transformação que vemos em Bruno é sinal do fortíssimo desempenho do actor belga que, auxiliado pela estreante Déborah François, formam uma dupla de interpretações perfeitas.
* * * *
2 comentários:
Foi o primeiro filme q vi deste realizador e gostei mt. Concordo absolutamente com o q dizs no 3ºparagrafo.
O actor este muito bem mesmo.
4*!
Ainda não o vi, mas não deverá passar desta semana.
Enviar um comentário