domingo, maio 21, 2006

“Wassup Rockers” (2006), Larry Clark



O punk no sangue e o skate na mão

O ano passado estreou “Rize”, um documentário de David LaCahapelle que retrata o “krumping” e o “clowning”, duas novas formas de dança que surgiram nos subúrbios pobres de Los Angeles. A música de fundo era o hip-hop.
Esta semana estreia entre nós o novo filme de Larry Clark (também ele fotógrafo) que, tal como “Rize”, tem como cenário os mesmos subúrbios. Mas em “Wassup Rockers” o pano de fundo é o universo punk e skate.

Larry Clark é o realizador por excelência quando se fala em filmes polémicos sobre a juventude perdida e sem perspectivas futuras. “Kids” (1995), “Bully” (2001) e “Ken Park” (2002) são provas disso mesmo, filmes por onde desfilam adolescentes problemáticos que procuram no sexo, nas drogas e na criminalidade meios para tornar as suas vidas excitantes.

“Wassup Rockers” vai também ao encontro dessas temáticas, um pouco que mais atenuadas.
Neste filme encontramos um grupo de adolescentes hispânicos, fãs do skate e do punk e que, por isso mesmo, são ridicularizados no seu bairro onde a cultura hip-hop impera.
Sem se importarem com o que os outros miúdos pensam deles, estes “rockers” divertem-se a andar de skate, a vestirem-se e a pentearem-se como os Ramones e a ouvir punk rock.
O quotidiano destes rapazes vai ser drasticamente agitado quando decidem aventurar-se no universo rico e chique de Beverly Hills.

Com um realismo e crueza que já são típicos dos trabalhos anteriores de Larry Clark, “Wassup Rockers” é um retrato bastante fiel deste grupo de miúdos que se destaca no meio dos outros. No entanto, o filme perde alguma credibilidade em uma ou duas cenas patéticas que nada acrescentam ao desenrolar da trama.

* * *

10 comentários:

Anónimo disse...

Eu sei a q cena patética te referes:P
Bom filme!

Joana C. disse...

Júlio: só podia ser aquela, lol. também achei 1 bom filme, aliás eu gosto dos filmes do Larry Clark ;)

Joana C. disse...

Afonso: essa cena de que falas é muito chocante realmente. mas ela não está morta, está inconsciente (o que na prática vai dar ao mesmo). O título em português é para esquecer mas também já estamos habituados a ver os nomes dos filmes pessimamente traduzidos.

Princesa Sisi disse...

oh pa eu tenho q parar de vir ao teu blog, nao vejo nenhum destes filmes q demaoram bue pa sair aqui e =~~ nunca comento e fcoi com uma nostalgia tremenda pa!

KIDS é bem interesante, a muida fode-se toda no filme, e td porque tava à procura dum gajo que andava a comer outras sem preservativo...

Anónimo disse...

gostei sobretudo de qdo Clark abandona a sua típica visão p/ criar cenas hilariantes de quase auto-paródia. ñ se serão as que dizes patéticas ou ñ ;)
tem alguns desiquilibrios mas no geral gostei do resultado!

Joana C. disse...

H: quando me refiro às cenas patéticas estou a pensar naquela da banheira e da festa dos ricos, lol. Mas também gostei do filme, tal como tu :)

Anónimo disse...

Já vi, analisei e gostei :).

Bjs

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Anónimo disse...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

翁惠君 disse...

情趣用品 情趣用品 雪花冰刨冰機 保健商品 賀寶芙 賀寶芙 景觀設計 賀寶芙 賀寶芙 賀寶芙 腳踏開關 巴士出租 汽車貸款 高雄住宿 園藝造景 徵信社 高雄當舖 小琉球民宿 保健商品 高雄酒店小姐經紀 高雄酒店小姐經紀 LED燈管 房屋貸款 信用貸款 情趣用品 凱擘第四台 八字算命 健康養生保健 繡眉 新娘秘書 豐年駕訓班 台北WISH計程車觀光車隊 飄眉繡眉 網頁設計 房屋貸款 養生保健 網頁設計 台南搬家 期股雙贏 米堡專賣 聚寶盆網頁設計 台北室內設計 期股雙贏 台北WISH計程車觀光車隊 期股雙贏 台北WISH計程車觀光車隊 台北市第四台 台北市有線電視 性功能障礙 中翻英