sexta-feira, março 24, 2006

“Dançar Kylian, Duato e Bigonzetti”, Companhia Nacional de Bailado



Dançar em 3 actos

No meio de um reportório preenchido maioritariamente pelos grandes clássicos do ballet (como “O Quebra Nozes” ou “O Lago dos Cisnes”), a Companhia Nacional de Bailado aposta num espectáculo de dança composto por três peças de coreógrafos modernos: Jirí Kylian, Mauro Bigonzetti e Nacho Duato.

O espectáculo inicia com "Kazimir`s Colours" do coreógrafo italiano Mauro Bigonzetti. Nesta peça que “estabelece um diálogo entre a pintura e a dança", como afirma o seu criador, vemos os bailarinos vestidos de inúmeras cores sempre a entrar e a sair de cena, numa correria reforçada também pela energia dos movimentos e da música.

De seguida é-nos apresentada a coreografia melancólica de Jirí Kylian, “Return to a strange land”. Nesta peça podemos ver belíssimos pas-de-deux e pas-de-trois onde sobressai, sem dúvida, a fantástica Ana Lacerda e o seu corpo esguio e delicado, que se move com uma leveza impressionante.
O mais interessante destas duas coreografias é serem uma junção entre ballet clássico e moderno uma vez que as bailarinas dançam em pontas.

Por último, o Teatro Camões é preenchido por música do século XV e XVI quando começa “Por vos muero” do catalão Nacho Duato. Nesta peça, talvez a que entusiasmou mais o público, o ambiente e o vestuário dos bailarinos fazem lembrar as cortes antigas. Apesar do nome indiciar a ideia de morte, esta é uma coreografia com momentos muito intensos e divertidos.

Recomendo vivamente este espectáculo da Companhia Nacional de Bailado (que pode ser visto até dia 2 de Abril) não só pela qualidade técnica dos bailarinos, mas também pela beleza das coreografias e música.

3 comentários:

Anónimo disse...

Disseste tudo. Resta-me só dar alguma ênfase à última peça: foi muito boa. Um espectáculo como nunca vi. Todo o desenrolar escorre como azeite, um delírio para os olhos e para a alma! N deste nota? 5/5 só podia!

Joana C. disse...

Não dei nota mas seria 5/5! Muito bom mesmo, adoro estes bailados que conjugam dança clássica com moderna.
***

Anónimo disse...

Excellent, love it!
fred done bookmaker Volley instruction tennis