segunda-feira, março 19, 2007

“The Curse of the Golden Flower” (2007), Zhang Yimou



Maldição de Família

O último filme de Zhang Yimou estreou recentemente nas salas portuguesas e marca o regresso deste internacionalmente conhecido realizador chinês aos cenários da China ancestral. “The Curse of the Golden Flower”, à semelhança dos dois filmes anteriores (“Hero” e “House of Flying Daggers”), tem como pano de fundo a corte imperial da ostensiva Dinastia de Tang onde os segredos e as relações complexas fazem parte da vida da família real. Épico e magistral, este drama representa uma sociedade dominada por homens onde a Imperatriz (Gong Li) tem como amante o filho do Imperador, enquanto suspeita que o seu marido (Chow Yun Fat) está a envenená-la lentamente.

Este foi o filme chinês mais caro até à data e isso é visível nos cenários absolutamente extraordinários que recriam o glamour e a opulência deste período próspero da história da China. Foi dada também uma especial atenção à iluminação, às cores (onde o dourado impera), aos figurinos (com detalhes espantosos), à maquilhagem e aos efeitos especiais.
Apesar deste “The Curse of the Golden Flower” ser espantoso a nível visual, parece que falta “alma” ao filme e às personagens. O argumento é um pouco pobre e deveria dar maior ênfase à intriga e relação entre o Imperador e a Imperatriz. No entanto, as espantosas cenas de combate, os cenários absolutamente extraordinários e a interpretação de Gong Li são bons motivos para ir ver este filme.
* * *

4 comentários:

Anónimo disse...

A parte visual - que em "Hero" e em "House of Flying Daggers" tinha sido fascinante é aqui cansativa. As intrigas são... cansativas. Enfim, exagero chato. É pena... Até porque amei os outros...
Mas tens razão quanto à Gong Li. E já agora o Chow Yun Fat - ambos muito bons!

Anónimo disse...

Yimou mais uma vez me decepcionou (como fez em Hero). Não sei bem o que anda se passando pela sua cabeça. Ele anda meio relapso nos pequenos detalhes que fazem de um filme um grande espetáculo.

(http://claque-te.blogspot.com): O Último Rei da Escócia, de Kevin Macdonald.

C. disse...

Pior do que os dois últimos filmes que realizou do género, infelizmente. Mesmo assim não lhe dava bolinha preta ;)

Anónimo disse...

Между прочим, не зря blogonews называется местом для сбора всего самого увлекательного. [URL=http://blogonews.net]Интересности со всего интернета[/URL] - безусловно верное название ресурса.