quarta-feira, maio 10, 2006

“Drawing Restraint 9” (2006), Matthew Barney



Rituais de Entrega

Matthew Barney, escultor e artista plástico, inspirou-se nas tradições ancestrais dos casamentos japoneses para este novo filme.
A bordo do baleeiro japonês “Nisshin Maru”, dois ocidentais (o próprio Matthew Barney e a cantora islandesa Björk) são iniciados nos rituais dos casamentos Shinto, nomeadamente com as suas vestes e comportamentos.
Ao mesmo tempo que se preparam para consumar a entrega dos corpos, uma escultura feita com gordura animal que se encontra no convés é destruída devido a uma tempestade. O líquido rapidamente começa a alastrar e vai ao encontro dos dois amantes, envolvendo-os por completo e permitindo que neles se operem grandes transformações.

Com uma banda-sonora composta por Björk, “Drawing Restraint 9” é um objecto difícil de classificar por se tratar de um “filme” onde apenas a beleza visual e musical interessam. Não existe praticamente argumento, as personagens não mostram qualquer sentimento e o surrealismo acompanha grande parte das cenas.

Apesar de por vezes ser imperceptível, “Drawing Restraint 9” é esteticamente belíssimo e é impossível não ficar fascinado com todos os rituais que vamos acompanhando.
Toda a cena da mutilação e entrega dos corpos entre Barney e Björk é, ao mesmo tempo, perturbante e magnetizante por toda a estranheza e simbolismo que nela estão representados.

* * * *

13 comentários:

Anónimo disse...

Epah, q filme. Uma pessoa sai de lá com os olhos esbugalhados. O filme vive sobretudo da imagem, pois ao longo de duas horas e meia n há praticamente falas. O q pode parecer uma chatisse. Mas nao! Achei o filme mt bom. A componente visual é sem duvida espectacular. Poesia com imagens, cm alguem disse, eheh. A cena dos corpos é das mais envolventes e esquisitas q já vimos!
Podias ter dado mais uma estrelinha:P

Joana C. disse...

Júlio: é realmente um filme estranho, dos mais estranhos que já vi. Apesar de não ter falas e de durar 2h e tal, não achei nada chato pois a beleza das imagens embala-nos ;) ***
E estive a ponderar e vou dar mais uma estrelinha sim (ou seja, fica com 4).

Anónimo disse...

Ena, uma crítica positiva!
O trailer promete, mas duvido mto que arrisque vê-lo... Um dos raros casos em que me deixei influenciar pelo negativismo...

Joana C. disse...

h - aconselho a ires ver! mas é daqueles filmes que ou se gosta muito ou se detesta. Visualmente é lindíssimo e as últimas cenas são de facto impressionantes ;)

João D. disse...

È verdade miúda, vês alguma razão para a reacção tão negativa, por parte dos críticos, a este filme? Não está muito dentro da minha onda diga-se, mas estou curioso para saber se encontraste alguma razão plausível para isso.

e vão ver o tributo ao carlos paredes. Pena não estar no alvaláxia, mas podem crer que vale bem a pena.

Joana C. disse...

João - também há críticos que gostaram do filme (o João Lopes deu 4 estrelas).
Agora as reacções negativas podem ter a ver com o gosto pessoal...acho que é preciso ir com boa disposição e de alguma forma preparado para ir ver um filme que não tem nada de parecido com aquilo que vemos por aí. O Matthew Barney realizou este "Drawing Restraint 9" a pedido de um museu japonês de arte contemporânea. Por isso é importante vermos que a ideia original era fazer umas instalações artísticas para um mmuseu e só mais tarde juntá-las de modo a ser um filme.

Portalegrense disse...

Vocês deixaram-me mesmo curioso.Tenho de ir ver.

P.R disse...

Eu lamento vir contrariar as reacções positivas a este filme, mas eu detestei-o :p Nem vale a pena dizer do que não gostei porque foi tudo, desde o argumento (?), a realização, à fotografia à torturante banda-sonora... Enfim, tudo :p Como bem disseste Joana este é um filme que se ama ou detesta... eu odiei :P

Joana C. disse...

pedro romão - já esperava que alguém deixasse um comentário a dizer que odiou o filme, lol. Até te percebo, são gostos :)

Anónimo disse...

Este é daqueles que vai mesmo ter que ficar para DVD.
No entanto, o meu nível de interesse diminuiu quando li que tem 2 horas e tal de pouco diálogo e muitas imagens lindas...é que para isso já me basta a desilusão do "The New World" :D lol.

Bjs :)!

Spaceboy disse...

Ainda não vi o filme, mas a banda-sobora pela Björk está muito mazinha...uma seca mesmo...

Joana C. disse...

Afonso: eu não o vi no IndieLisboa, vi no King mesmo. Já agora, aconselho vivamente o álbum "Withching hour"(2005)dos Ladytron ;)

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... paxil withdrawl lawsuits Bontril free consultation Atopic dermatitis dog Free granny anal movies Buy cheap ways quit smoking eczema of glans penis vancouver web site promotion Cipralex vs prozac Tamiflu medicine distributor Lamborghini quarter mile Glass awnings eczema+clothing Mandal bay sweaters Escort passport 7500 radar detector Email promotion internet marketing freetrafficsyst bush administration secret surveillance program 1966 chrysler 300 parts Alligant airlines Door awnings herxheimer reaction eczema