sábado, setembro 23, 2006

“Paradise now!” (2006), Hany Abu-Hassad



O Paraíso aqui tão perto

Said (Kais Nashef) e Khaled (Ali Suliman) são dois jovens palestinianos que são indicados para cometerem um atentado em Israel.
“Paradise Now!” é um filme que retrata as últimas horas destes dois bombistas suicidas, desde as suas despedidas com a família (que desconhecem a que destino fatal Said e Khaled se vão entregar), até aos rituais iniciáticos e preparatórios do acto “heróico” que estão prestes a cometer.

Este filme pretende mostrar um lado que nós desconhecemos: o lado mais humano e real destas pessoas que, levadas pelo seu fundamentalismo religioso, são capazes de tudo para mudarem um pouco o estado das coisas.
O confronto Palestina/Israel está bem vincado neste filme onde se evidenciam perfeitamente as diferenças abismais em termos sociais e económicos entre Nablus e Telavive.

Onde “Paradise Now!” se torna um grande filme, é precisamente onde muitos outros falham: não é preciso mostrar imagens gráficas de terror para sabermos o que se está a passar. Claro que falo na cena final do filme, cena essa silenciosa e uma das melhores que tenho visto ultimamente por toda a força e significado que lhe estão inerentes.

* * * *

4 comentários:

Anónimo disse...

Belíssimo filme. Vão vê-lo. O final é muito bom. Saimos do filme a pensar se aquilo tudo vale a pena. Se as injustiças não poderiam ser evitadas. Damos conta de como o ser humano não presta. É um filme que nos abre os olhos, passando a expressão.

gonn1000 disse...

Bom filme, sim, pena só estar numa sala, mas como ainda está em cartaz o melhor é mesmo vê-lo assim que possível.

Princesa Sisi disse...

bem, devo confessar que não gostei do filme... nem do final... acho que trata do tema de uma forma um pouco superficial... além do filme ter um ritmo horrível... mas vê-se bem... eu dava-lhe 2 estrelas =/

vejam intervenção divina que é mais interessante....
(nota: esse é o nome da tradução no brasil)

Unknown disse...

ssd固態硬碟
外接式硬碟
餐飲設備
製冰機
洗碗機
咖啡機
冷凍冷藏冰箱
蒸烤箱
External Storage
Solid State Drives
關島機加酒
關島婚禮
關島蜜月