sábado, janeiro 21, 2006

“Caché” (2006), Michael Haneke



Sob vigia

Tudo corria normalmente na vida do casal Laurent quando Georges (Daniel Auteil), o marido, começa a receber vídeos onde aparece com a sua família. Além das misteriosas cassetes sem remetente, desenhos inquietantes são também enviados para este jornalista que não faz a mínima ideia de quem possa estar a atormentá-lo.

A partir do momento em que Georges e Anne (Julitte Binoche) começam a receber os enigmáticos vídeos e desenhos, toda a quietude que dominava as suas vidas desaparece. Em constante estado de desconfiança, o casal começa a perceber que a intenção da pessoa que os vigia não é apenas observá-los, mas sim fazer com que eles tomem consciência desse mesmo facto.

“Caché” é um intenso filme que relata sobretudo o enorme poder que as imagens têm na nossa sociedade. Aquilo que vemos na televisão é muitas vezes tido como verdadeiro e, o que Michael Haneke se propôs fazer, é alertar o público para o facto de sermos muitas vezes manipulados por imagens que, na realidade, são pura ilusão.
Não é por acaso que Georges, a principal vítima desta violação de privacidade, trabalha nos meios de comunicação…
O plano que encerra o filme deixa ao critério de cada um o desenlace da história pois o realizador pretende que cada pessoa tire as suas próprias conclusões. Segundo Haneke, os bons filmes são aqueles que destabilizam o público.

* * *

6 comentários:

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente. E há uma cena bastante agressiva, a ver!

Joana C. disse...

Júlio: é verdade, o filme tem momentos muito violentos.
mas a companhia é sempre boa, eh eh.

gonn1000 disse...

Pois, este destabilizou-me, mas de bom vi ali muito pouco...

Anónimo disse...

o facto de ser o filme europeu + premiado do ano aguçou a minha curiosidade. mas hj vi o trailer e perdi parte do entusiasmo...

numa altura destas parece-me haver propostas mais interessantes e tendo de optar acho q vou sacrificar este...

Joana C. disse...

é um bom filme mas de certeza que não é o melhor que por aí anda neste momento :)

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. tramadol phone tools Las vegas best bets sampras tennis State farm insurance new york state http://www.various-internet-marketing.info Lexus sc300 specification People who have taken meridia