“Shopgirl” (2005), Anand Tucker
Are you the kind of person that takes time to get to know, and then once to get to know them... they're fabulous?
Mirabelle (Claire Daines) é uma jovem empregada de um armazém de luxo que deseja ser artista mas que anseia sobretudo encontrar alguém para partilhar a sua existência vazia e solitária.
Aparecem então dois homens na sua vida, um o oposto do outro: Jeremy (Jason Schwartzman) é um jovem tímido e desajeitado, ainda com os tiques todos de um adolescente pouco conhecedor das lides românticas; Ray Porter (Steve Martin) é um homem maduro, com uma carreira de sucesso e que procura apenas uma companhia sem compromissos sérios.
Mirabelle opta pela segurança de Ray mas vai perceber rapidamente que os dois não querem a mesma coisa.
Fugindo de um típico triângulo amoroso, “Shopgirl” segue a vida angustiada e depressiva de Mirabelle que, até no seu emprego (numa loja, onde supostamente comunicaria com muita gente), se sente solitária. Toma anti-depressivos para não sucumbir de vez numa tristeza profunda pois a sua vida não passa de um conjunto de momentos entediantes e infelizes.
Jeremy aparece na vida de Mirabelle e com ela tem uma fugaz e rápida relação pois Mirabelle pretende algo de mais de um homem. E esse “algo mais” é personificado em Ray, um homem que lhe parece perfeito. Mas as coisas complicam-se quando Mirabelle percebe que não passa de um objecto sexual para este homem rico e solitário.
Os dois interpretam de maneiras diferentes a sua própria relação e, por essa mesma razão, o desencanto era mais que esperado.
“Shopgirl” é um olhar dramático sobre as relações modernas.
Há um elemento unificador entre estas três personagens, apesar de todas as visíveis diferenças: a solidão.
O filme roda em torno de visões isoladas destas pessoas que acabam por se encontrar umas às outras, no meio da multidão de Los Angeles.
Claire Daines é encantadora ao encarnar a fragilidade emocional de Mirabelle; Steve Martin (a quem este filme se deve uma vez que é a transposição para cinema de um romance seu) é galante e sedutor; Jason Schwartzman é adorável ao interpretar um jovem desengonçado mas com um enorme carinho e dedicação por Mirabelle.
“Shopgirl” (traduzido para português da pior maneira possível) é um filme sobre o amor que tem muito mais para oferecer do que apenas uma história simpática. Aqui, há muito mais que isso.
* * * *
5 comentários:
A surpresa do ano!
Lost in Space: é um filme muito bonito, não deixes de o ver ;)
Daniel Pereira: Uma bela surpresa, sem dúvida.
yeah, sure... What?
N fiques a pensar outra coisa, o comment era a resposta q ele deu à tua pergunta no título :P
Achei o filme muito bom também... amt
Júlio: pois, já me explicas-te, lol. já tinha levado a mal :D
***
Enviar um comentário