quinta-feira, novembro 17, 2005

“Fligthplan” (2005), Robert Schwentke



Have you seen my daughter?

Num voo entre Berlim e Nova Iorque, Kyle (Jodie Foster) perde o rasto da sua filha e poucas provas restam quanto ao paradeiro da criança. Emocionalmente destabilizada por causa da morte inesperada do marido, Kyle tenta a todo o custa descobrir a sua filha mesmo que para isso passe por louca. Na realidade, toda a tripulação e passageiros do voo afirmam não ter visto a criança e que esta não chegou sequer a embarcar no avião. Mas não é por isso que Kyle desanima e desiste de encontrar a sua filha.

À semelhança de “Panic Room” de David Fincher, protagonizado também por Jodie Foster, neste “Fligthplan” vemos uma mãe a tentar desesperadamente salvar a sua filha num espaço fechado e circunscrito.
Tal como “Red Eye” (deste ano também), o próprio local onde o thriller se desenrola é como que uma personagem que enclausura as restantes.

Em “Fligthplan” temos uma Jodie Foster regressada após três anos de ausência nas lides cinematográficas, ausência essa que não se faz sentir no seu esforçado e conseguido desempenho.
A premissa do filme até é interessante e cria no espectador uma imensa expectativa quanto ao real local onde a criança se encontra (se é que esta existe realmente e não é fruto da imaginação da mãe). Mas de resto aqui encontramos todos os clichés deste género de filmes e o final é demasiado artificial e rebuscado.

* *