sábado, novembro 05, 2005

European Music Awards em Portugal



Chuva de estrelas

Esta quinta-feira (dia 3 de Novembro) foram atribuídos em Portugal pela primeira vez os prémios Europeus da MTV.
Como seria de esperar dum espectáculo desta envergadura e com milhões de espectadores de todo o mundo, não faltou o glamour e a “chuva de estrelas” habituais (mesmo que em doses mais contidas do habitual).

A abertura da cerimónia esteve a cargo da “rock queen” (como viria a ser chamada mais tarde por Bob Geldof) Madonna que nos apresentou em primeira-mão o seu novo single “Hung Up”. Saindo duma gigantesca bola de espelhos com os seus bailarinos, Madonna aqueceu desde logo o pavilhão que gritava a plenos pulmões a já conhecida letra da nova música. Vestida de maillot, casaco e botas roxas bem ao estilo dos anos 70, Madonna dançou e cantou de forma enérgica, metendo inveja a qualquer sua pseudo-seguidora.

A partir desta actuação de luxo, os prémios foram perdendo o interesse.
As piadas de Borat não tinham na realidade piada nenhuma, os vencedores não foram sempre justos (como seria de esperar) e as actuações em geral não cativaram por aí além.
De realçar a original prestação dos Gorillaz, a banda virtual que “actuou” segundo a forma de hologramas, e dos Foo Fighters com um excelente jogo de luzes e lasers (que só quem lá esteve viu todo o impacto pois na TV não teve nem metade do efeito).

Com total injustiça bandas como os Kaiser Chiefs, Franz Ferdinand ou Goldfrapp foram totalmente ignoradas, mantendo este espírito de música plástica virada para as massas (juvenis na maioria) que a MTV continua a impor.
Também é importante referir que nenhuma banda portuguesa foi convidada a actuar na cerimónia...

Aqui fica a lista dos vencedores da noite:

Best Album: Green Day "American Idiot"
Best Pop: Black Eyed Peas
Best Hip Hop: Snoop Dogg
Best Rock: Green Day
Best Alternative: System Of A Down
Best R&B: Alicia Keys
Best Video: Chemical Brothers "Believe"
Best Female: Shakira
Best Male: Robbie Williams
Best New Act: James Blunt
Best Song: Coldplay "Speed Of Sound"
Best Portuguese: The Gift
Best Group: Gorillaz

14 comentários:

Júlio disse...

A Madonna arrebatou! q espectáculo, foi mt bom mm! viciante o single, e qnd saiu da bola parece q explodiu o pavilhão, tudo aos saltos! foi o primeiro e melhor momento da noite!
O "Borat" não tinha piada nenhuma, e ainda se arrisca a ser morto por algum habitante do Cazaquistão!lol
Ignoraram simplesmente os portugueses, enfim.
Tirando o facto da histeria teenager cá fora aos gritos por ver carros da equipa tecnica a passar(pensando eles q eram os black eyed peas! lol) até foi razoável. N dás nota pra concertos? ;)

Joana C. disse...

Júlio: esse momento da Madonna foi mágico!tu bem viste a minha excitação,lol.
Achei indecente não terem convidado nenhuma banda portuguesa para actuar mas já estava à espera...
Não costumo dar notas a concertos mas posso mudar de "atitude" daqui a uns tempos (se bem que isto não é um concerto). :) bjs

tiago disse...

meu amor (julio,já sabes k é um amor diferente lol) os EMA foram a actuaçao da madonna!e mai nada!pronto..claro k houve outros bons momentos...mas nenhum com o nivel da senhora k iniciou o espetáculo!E sempre fikamos a conhecer por dentro cm funcionam estes grandes acontecimenos..o k é sempe interessante! :) beijos

Joana C. disse...

tiago: seja bem vindo!
foi engraçado ver como é tudo aquilo na realidade.muita coisa é uma completa fantochada mas pronto.
foi um acontecimento único, isso é verdade.

membio disse...

Gostei foi dos The Gift terem levado um merecido prémio para casa, foi pena não terem tocado, enfim...

Charlotte disse...

achei fraquinho.. e sim, indecente não terem nenhuma banda portuguesa a actuar, indecente um gajo como o borat apresentar um espectaculo como aquele.. tivessem posto alguem que de alguma maneira esta ligado a portugal.. um gajo qualquer com ascendencia... enfim.. fracote.

João D. disse...

Bah o jantar do caloiro, mesmo com o pseudo tribunal de praxe, deve ter rulado mais que os ema's(de qualquer maneira o jantar foi fixe, sem dúvida). Mas também para mim até um campeonato regional de caracóis terá mais interesse...

Anyway, ainda não vi nada da cerimónia, a ver se um dia arranjo paciência, mudo de canal pa mtv, e arranjo-me para ver os ema's. Aquilo agora até ao fim do ano vai-se fartar de repetir...

Bandas tugas não terem actuado é óbvio(porque não dão guita..quantos cámones não iriam mudar de canal?), o facto dos the gift terem ganho é tudo menos consensual, porque tanto existe aquela falange mais nova que não os curte, como aquela mais cota que acha que os the gift são um "feira de carcavelos mode on" das suas influências, não sendo mais nada que isso. Eu como me são indiferentes caguei. Mas teria mais graça se tivessem ganho os humanos.

O resto dos prémios...System não é alternativo,a única banda de rock nomeada foram os foo fighters(para mim ff está muito,mas muito longe de rock e u2 e coldplay só se forem rock na birmânia, porque aqui não me parece)


Enfim, em todos os prémios e nomeados, só green day,foo fighters gorillaz,moby e enfim, ff e kaiser chiefs me despertam algum tipo de interesse. O resto bahhh...Mas também é mtv e não é para ligar.

PS: Gosto da fatiota da madonna

João D. disse...

È verdade, a única categoria minimamente decente era a do alternativo...E as bandas portuguesas nomeadas, a maioria aturo uma coisa ou outra, no caso de daweasel um bocado mais que isso.

H. disse...

hum.. já sabes q já lá estive e ñ posso deixar de concordar com algumas das tuas posições.
Em 1º lugar acho mto mal q n tenha havido pelo menos uma actuação de uma banda portuguesa (ao menos os The Gift tiveram uma vitória merecida)... Que o espectáculo era mto mainstreem já todos sabíamos, salvaram-se algumas bandas (para mim Green Day, apesar de com a fama deste último album se terem tornado mais conhecidos e provavelmente mais comerciais, estão lá no topo, o seu punk-rock cheio de mensagem política nas entrelinhas foi do melhor da noite)... Foo Fighters foi brutal, tal como System of a Down, devem ter sido a par dos Green Day das actuações com q mais vibrei...
Qto a Madonna... Talvez rainha da pop (do rock ñ concordo)... Deu 'show', que era a intenção... Ñ me arrebatou (até preferi o Robbie, apesar de reconhecer o estatuto de ícone da Madonna)...
As bandas alternativas faziam lá falta presencialmente, nem que fossem os Franz Ferdinand q certamente saberiam cativar a audiência com o seu viciante novo single...
E pronto... amei ver os meninos mexicanos =) e o Jared Leto "very political" :)

H. disse...

Ah... E Gorillaz tiveram a melhor actuação e o melhor discurso de agradecimento! very cool indeed =)

Joana C. disse...

também concordei com o prémio atribuido aos The Gift, já lá vao 11 anos de carreia, bem mereciam.

e a melhor categoria era sem dúvida a alternativa :)

lost in space: já li a tua crítica aos prémios :) Gorillaz foi muito bom mesmo.

Charlotte disse...

É verdade,o Jared Leto teve muito bem =) gosto do sr.

João D. disse...

E lost in space, green day já cá actuou. Pelo menos uma vez e há uns anos no coliseu. tenho ideia que foi por alturas do warning kmas não tenho a certeza.

Pedro Duarte disse...

As piadas de Borat não tinham na realidade piada nenhuma - Como seria de esperar estavam à sua altura certamente, ou melhor, ao seu "nível"...

Com total injustiça bandas como os Kaiser Chiefs, Franz Ferdinand ou Goldfrapp foram totalmente ignoradas, mantendo este espírito de música plástica virada para as massas (juvenis na maioria) que a MTV continua a impor. - Claro, o que seria de esperar do espírito MTV ? F.*% the MTV !

Best Group: Gorillaz - Esta foi demais. Eu ADORO os Gorillaz! Especialmente o seu 1º album. Mas eles podem ser tudo expecto um grupo ... LOL. Santa ignorância MTViana !