quarta-feira, dezembro 21, 2005

“O Fatalista” (2005), João Botelho



Já vejo o destino menos negro.

Tiago (Rogério Samora) é um motorista que, enquanto guia o seu patrão (André Gomes) numa viagem por Portugal, lhe vai contando a história dos seus amores, repetindo inúmeras vezes a frase: ” Tudo o que de bem ou de mal nos acontece cá em baixo, está escrito lá em cima".
Para Tiago, é esta máxima filosófica que controla os actos humanos. Tudo já foi escrito “lá em cima”, por isso, de nada vale querer alterar o nosso destino.

“O Fatalista” é uma adaptação do livro “Jacques le falaliste” de Diderot, concluído em 1773. Mas é engraçado apercebermo-nos como esta história nos parece mais moderna que nunca e como surge de uma forma muito mais teatral do que cinematográfica.

O filme que é constituído por pequenos episódios caricatos, ora retratando o passado amoroso de Tiago, ora a sua viagem presente com o patrão.
Pelo meio conhecemos a história da vingança cruel da Senhora D. (uma fantástica Rita Blanco) para com o Marquês (José Wallenstein): esta pequena história sobre as aparências sociais que é narrada pela estalajadeira (Suzana Borges) é, de facto, a parte mais interessante do filme (importante referir que é uma adaptação do romance “Les liaisons dangereuses” de Choderlos de Laclos que por sua vez foi adaptado ao cinema pela mão de Stephen Frears em “Dangerous Liaisons”).

“O Fatalista” um filme arrojado, com um sentido de humor refinado e repleto de boas interpretações por parte de um elenco bastante conhecido do público (o que só vem evidenciar como temos um leque bastaste restrito de actores).

* * *

4 comentários:

Anónimo disse...

"Já vejo o destino menos negro." :D

Gostei muito!
Crítica bastante útil (não para decidir se ia ver o filme ou não, pq já o vi, mas pra saber algumas coisitas!)
O filme às vezes (ou quase sempre) mais parece uma peça de teatro filmada que um filme em si, pois a maneira como é dirigido assim o parece!
Não foi ontem no chiado às 2h da noite q vimos o patrão dele? assim pareceu!
Gostei muito, e tu ambém, embora eu desse mais uma estrelinha :P

Joana C. disse...

Júlio: pois foi! vimos o André Gomes a passar por nós ;)
amt*

Pedro Soares Lourenço disse...

...estava escrito lá em cima que iamos gostar deste filme

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! Giorgio armani eyeglasses ga 1076 Review of volvo s40 Card paid phone pre wireless Drug wbr information bontril sr Cum beauty Number part volvo Massachusetts moving companies international Mazda miata jackets Pc-alarm and security system 2.2.8 teamleiter callcenter verdienst 2001 white mitsubishi eclipse