sexta-feira, junho 30, 2006

“The squid and the whale” (2006), Noah Baumbach



It's like... we were pals then... we'd do things together... we'd look at the knight armor at the Met. The scary fish at the Natural History Museum. I was always afraid of the squid and whale fighting. I can only look at it with my hands in front of my face.

A acção de “The squid and the whale” decorre nos anos 80, no seio de uma família disfuncional com dois filhos que recebem dos pais a notícia do seu divórcio.
Joan (Laura Linney) e Bernard (Jeff Daniels) são os pais, ambos escritores, mas um em proeminente ascensão de carreira (ela) enquanto o outro enfrenta o esquecimento por parte do público e das editoras (ele). Walt (Jesse Eisenberg) e Frank (Owen Kline) são os filhos adolescentes que, ao receberem a notícia do divórcio dos pais, têm que mudar o plano das suas vidas que passam a estar divididas entre a companhia do pai e da mãe.

Noah Baumbach é mais um dos jovens cineastas e argumentistas da nova geração indie norte-americana que nesta obra retrata as suas próprias memórias enquanto adolescente “sufocado” entre o divórcio dos pais intelectuais.

O tom de “The squid and the whale” varia entre a comédia e o drama familiar e pessoal das personagens, o que é sem dúvida uma mais valia que lembra alguns filmes de Woody Allen.
A imagem inundada de grão é outro pormenor que, apesar de bastante simples, nos remete logo para uma década anterior.
Tanto como Laura Linney como Jeff Daniels têm interpretações bastante boas, bem como os jovens actores que interpretam os filhos do casal.

“The squid and the whale” é um filme comovente, divertido e sensível que, apesar de ser “apenas” uma história sobre as relações familiares e as crises/dúvidas da adolescência, consegue ser muito mais do que isso.
Uma verdadeira surpresa de um realizador a ter em conta no futuro.

* * * *

5 comentários:

Anónimo disse...

Penso que resumiste muito bem os aspectos essenciais do filme. Concordo com tudo :).

Bjs

Anónimo disse...

Muito bom filme! Gosto assim!

Anónimo disse...

Tenho mesmo que ver isto. mas o próximo será o "Cars" ;)

Anónimo disse...

o espírito do Wes Andeerson paira na obra, de certa maneira...
é uma boa pérola indie, ms ñ alcança o estatuto de obra-prima...

Anónimo disse...

Best regards from NY! » »