segunda-feira, janeiro 23, 2006

“Match Point” (2006), Woody Allen



Desconstrução do amor

Woody Allen deixou a sua Manhattan natal e instalou-se em Londres, onde realizou o seu mais recente filme.
Mas esta não é a única mudança significativa deste realizador que já vai na sua 36ª longa-metragem (mantendo a média de lançar um filme por ano): além da variação do cenário, Woody Allen encontrou uma nova musa inspiradora, a sempre fascinante Scarlett Johansson, e escreveu um argumento que de cómico tem pouco.
“Match Point” é o filme mais negro, denso e imprevisível que Allen alguma vez fez.

Chris (Jonathan Rhys Meyers) é um professor de ténis irlandês que pretende ascender socialmente e para isso casa com Chloe Hewett (Emily Mortimer), uma jovem mulher de uma família abastada.
Contudo, Chris conhece Nola Rice (Scarlett Johansson), a noiva do seu cunhado, e entre os dois inicia-se uma funesta e obsessiva paixão que vai levar a acontecimentos trágicos.

“Match Point” marca o regresso em magnífica forma do realizador/argumentista pelo qual já muitos tinham perdido o interesse.
Na realidade, este filme tem uma vitalidade e força atroz, capaz de deixar qualquer de boca aberta com o seu desenrolar. A meia hora final do filme é das coisas mais inesperadas que se podem imaginar, tornando este “Match Point” num soberbo exercício dramático que roça muitas vezes o film noir dos anos 40.

O elenco do filme é maioritariamente britânico à excepção dos dois protagonistas.
Jonathan Rhys Meyers desempenha com um enorme à vontade o ambíguo e moralmente inferior Chris enquanto Scarlett Johansson continua a subir o nível das suas interpretações, afirmando-se mais uma vez como uma actriz a seguir com bastante atenção.
A cidade de Londres tem também um importante papel neste filme ou não fosse Woody Allen um especialista em filmar grandes metrópoles, dando-lhes um carisma e vidas próprias.

“Match Point” é já um dos meus favoritos do ano.

* * * * *

12 comentários:

Anónimo disse...

Grande filme. Adorei, 5em5. A Scarllet está mt bem, comprovando a boa actriz que é, aumentando o seu potencial à medida que a sua carreia se desenvolve (tirando a ilha)
E o protagonista não está mal, como diziam, até pelo contrário.
E gosto da pronuncia britanica!
O ano começa bem com este filme.

Anónimo disse...

p.s.- tu caiste-me para o lado certo da rede;P am.t

Joana C. disse...

Júlio: também não percebo porque é que o protagonista tem recebido criticas tão negativas.
A metáfora da bola de ténis está magnífica ;)
***

Princesa Sisi disse...

epa vcs sao viciados demais em woddy allen, o filme não é tão fantabulástico qnto vcs afirmam, mas pronto... cada um tem a sua visão. Na minha eu não achei o filme tão grande e achei que o protagonista era péssimo como ator, muito frustrante... isso é mto visível, mas mais uma vez o que é claro pra um pra outro pode ser totalmente obscuro. eu daria uma nota de 3.5/5 ao filme. Ja a opera como banda sonora ficou muito bem e deu muita vida ao filme.

Com todo o meu respeito com vcs! =P

Anónimo disse...

Achei o filme brilhante. Adorei cada minuto. Não costumo gostar de filmes do Woody Allen, mas este é uma agradável excepção.
Fica bem*

Joana C. disse...

Carlos: não é por ser fâ do Woody Allen que adorei este filme uma vez que os últimos dele não me chamaram assim tanto a atenção. E quanto ao actor principal, também não o acho brilhante mas é bastante convincente.

trissomico: Este é, de facto, um filme magnífico!

João D. disse...

Quero ver se vou mirar este filme depois da bela da aula de italiano na sexta. Este não pode mesmo faltar. Espero é que não mude de horário no alvaláxia até sexta.


PS: A scarlett está o raio dum abuso nas fotos dos golden globes. Xi...

gonn1000 disse...

Grande filme, decerto um dos melhores de 2006, haja o que houver.

João D. disse...

Bem que filme do cacete. A ver se mando a minha psota daqui a umas horas no meu blogue. È que é mesmo bom. sobretudo por ser realmente um filme noir, mas ter momentos quase burlescos. a plateia começou-se a rir numa das últimas cenas do filme(e para quem já o viu não deve ser difícil perceber qual terá sido).

Joana C. disse...

Parece que muitos já se renderam ao filme :D

Anónimo disse...

João as últimas cenas estão espectaculares. Só rir mesmo! Adorei!

Anónimo disse...

É um grande filme, estamos de acordo.

Obrigado pela tua visita ao meu blog. Vou-te adicionar aos meus links lá no meu "Lord Of The Movies" :).

Bjs