quinta-feira, março 09, 2006

“Good night, and good luck” (2006), George Clooney


Cassius was right. "The fault, dear Brutus, is not in our stars, but in ourselves." Good night, and good luck.

Nos anos 50, os Estados Unidos da América viveram uma época marcada pela perseguição aos comunistas, mais conhecida como “caça às bruxas”.
Edward R. Murrow (David Strathairn), um jornalista bastante conhecido da cadeia de televisão CBS, pretende informar e elucidar os americanos quanto às políticas pouco democráticas do senador Joseph McCarthy, arriscando-se a sofrer retaliações e queixas por parte dos seus superiores.
O seu programa, antes em horário nobre, é transferido para o turno da tarde mas o efeito gerado pelas suas investigações é bastante positivo uma vez que veio desmascarar os planos anti-comunistas de McCarthy.

Realizado por George Clooney (que também entra no filme e desempenha o papel de produtor de Murrow), “Good night, and good luck” é um retrato fiel de uma época conturbada da história americana, onde a desconfiança, a censura e a insegurança faziam parte do quotidiano.
A opção de ser filmado a preto e branco, onde as sombras/contrastes e o fumo sobressaem, dá um cariz muito real ao filme pois envolve-nos ainda mais naquele período.
Destaque para o excelente leque de actores: David Strathairn, George Clooney, Robert Downey Jr., Patrícia Clarkson, Jeff Daniels, entre outros.

* * * *

5 comentários:

Anónimo disse...

Concordo. É um filme extremamente bem interpretado e realizado, possuidor de um ambiente de época bem conseguido! Para ver e pensar :)!

Bjs

Anónimo disse...

Muito bem! Gostei de ler "A opção de ser filmado a preto e branco, onde as sombras/contrastes e o fumo sobressaem, dá um cariz muito real ao filme pois envolve-nos ainda mais naquele período." Concordo plenamente. Excelente fotografia. Apesar de não ter ganho, o q tmb n quer dizer nada. E todo o ambiente está mt bom. Mt bem retratado!
4*!+

Joana C. disse...

Pena este filme não ter ganho nenhum Óscar...bem que merecia o de melhor fotografia!

João D. disse...

È um belo dum filme. Para além da fotografia, a forma do clooney em filmar os actores(seguindo-os muitas vezes com a câmara, quase lembrando por vezes o elephant) também é fantástica.

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! The human capital factor in real estate survey http://www.free-black-hardcore.info/Ebony_black_pussy.html phendimetrazine best price on vicodin chris fischer sweaters