quarta-feira, julho 05, 2006

“Collected” (2006), Massive Attack



Uma década a coleccionar grandes músicas

Os Massive Attack, em conjunto com os Portishead e Tricky, são um dos grandes nomes do trip-hop, género musical que surgiu em Bristol nos anos 90.
A importância da banda inglesa no panorama musical ficou marcada desde o primeiro álbum, “Blue Lines”, que data de 1991.
Neste disco e nas restantes obras dos Massive Attack, as sonoridades obscuras que se completam com as electrónicas, música soul e hip-hop, vieram marcar a diferença e completar um espaço da música que até aí não existia. Os Massive Attack, tal como outras bandas mais tarde, deram voz a um estilo alternativo permeado por colaborações com vários artistas de diversas áreas, nomeadamente do reggae, pop e soul (Elizabeth Fraser, Horace Andy, Sinead O´Connor, Tricky e, mais recentemente, Terry Callier são apenas alguns dos músicos que já colaboraram ou ainda colaboram com os Massive Attack).

Com um repertório de músicas do mais alto calibre, foi com certeza difícil para a banda escolher apenas alguns temas para inserir neste primeiro best-of, composto por dois discos áudio e um DVD com todos os videoclips.
No primeiro disco de “Collected”, podemos encontrar os grandes êxitos dos Massive Attack, como “Teardrop”, “Protection”, “Unfinished sympathy”, “Karmacoma” e o mais recente e assombroso single “Live with me”.
O segundo disco é composto por alguns b-sides e raridades da banda, como a colaboração com Madonna em “I want you”, a novidade “False flags” ou o ingresso menos feliz pelos terrenos das bandas sonoras, com o tema “Danny the dog”, inserido no filme com o mesmo nome.
O DVD contém a videografia completa da banda, na qual se inserem os fabulosos “Protection”, realizado por Michel Gondry (“Eternal Sunshine of a Spotless Mind”), “Karmacoma”, realizado por Jonathan Glazer (“Birth”) e “Angel” de Walter Stern.

“Collected” é uma obra essencial para qualquer apreciador de música. Ao longo dos dois discos e do DVD, percorrem-se os cinco álbuns de uma das bandas mais criativas e originais dos nossos tempos. Os Massive Attack são, sem dúvida alguma, um dos grandes nomes da música moderna. Agora é esperar ansiosamente por este Sábado para comprovar ao vivo o valor desta colectânea.

10/10

10 comentários:

... disse...

Um blog com este nome não poderiam faltar cá estes senhores de visita mais uma vez ao nosso país.

Joana C. disse...

amazing: é verdade :)

João D. disse...

sim realmente já tinhas feito uma crítica a massive..bah. Não são a minha all time fav band, mas gosto bastante dos gajos. O trip-hop é um género engraçado,consegue fundir bem pop e electrónica criando boas melodias. O 100th window é um disco bem bom, e aquilo que conheço do mezzanine também curto...de resto tenho um cd de versões do "control2 feito pelo mad professor. Já não ouço isso ó tempo por acaso.

Joana C. disse...

joâo: O meu favorito deles é mesmo o "Mezzzzanine", acho que é um álbum espetacular. Também gosto bastante do "100th Window" (acho que se nota,lol) apesar de não ter recebido críticas assim tão boas quando saiu.

Anónimo disse...

O concerto foi mt bom!

gonn1000 disse...

Muito bom. Acho que o disco de génio deles é o "Mezzanine", mas os singles são todos exemplares.

Spaceboy disse...

Este "Collected" é essencial para quem quiser começar a ouvir os Massive Attack, que têm no Blue Lines e mezzanine as minhas devoções. O último 1ooth window desiuludiu-me um bocadinho, apesar de não ser nada mau...mas são uma das maiores bandas dos anos 90, sem dúvida.

Z. disse...

O best of...
se dúvidas houvesse, só por incluir o tema "I against I" - apenas na edição especial - já vale a pena.

(Blade OST)

Work Buy Consume Die disse...

Realmente pelo nome não podia faltar uma crítica a este disco. Este "Collected" é bom, mas ouvir, de fio a pavio, qualquer um dos discos dos MA enche mais a alma!

Anónimo disse...

Excellent, love it! camping equipment new Cusinart coffee maker Sony handycam 340 Dome ceiling kitchen Weblogs paris hilton sex tape Home school organization buy modafinil Mobile colored file cabinets Running equipment review