segunda-feira, julho 03, 2006

“Samaria/Samaritana” (2004), Kim-Kid-Duk



Cheia de graça

O ano passado estreou discretamente nas nossas salas uma das mais belas histórias de amor a que assisti nos últimos anos: "Ferro 3/Bin-jip". Este foi o primeiro filme que vi do cineasta sul coreano Kim-Kid-Duk e posso dizer que fiquei fã da sua forma contemplativa e serena de filmar.
Chega agora até nós “Samaria”, filme que data de 2004 e que ganhou o Prémio de Melhor Realização no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Jae-Young (Yeo-reum Han) é uma adolescente que se prostitui com o fim de arranjar dinheiro para ela e a sua melhor amiga viajarem até à Europa. A amiga, Yeo-Jin (Ji-min Kwak), marca os encontros com os clientes e alerta a sua amiga quando esta corre perigo de ser descoberta.
Mas um dia Yeo-Jin distrai-se e Jae-Young é surpreendida pela polícia quando está com um cliente. Apavorada, a jovem atira-se da janela e acaba por morrer no hospital.
Sentindo-se culpada pela morte da melhor amiga, Yeo-jin decide encontrar todos os clientes com quem Jae-Young teve relações e devolve-lhes o dinheiro que ambas tinham conseguido juntar.

“Samaria” é um filme sobre redenção e catarse. Yeo-jin, pretende penitenciar-se da morte da amiga e assim vai percorrer o mesmo caminho que ela. Ao dormir com todos os homens que foram clientes de Jae-Young e ao restituir-lhes o dinheiro, a adolescente sente que, de certa forma, está a redimir-se e a livrar-se da imensa culpa que a assola.
Também surge a figura do pai de Jae-Young que acaba por descobrir que a filha se prostitui. Sem nunca a encarar com o facto de saber o que ela faz, o pai segue os seus clientes e procura vingar-se pelas próprias mãos.

“Samaria” é um belíssimo filme que, tal como “Ferro 3/Bin-Jip”, é engrandecido pela força ascética das imagens.

* * * *

10 comentários:

Anónimo disse...

Para ser sincero gostei mais deste que do Ferro3.
Gostei da divisão em três partes com a focalização dando uma maior ênfase a cada personagem, embora estejam todas, de alguma forma, interligadas. Achei piada o facto de quererem atingir o objectivo de vir para a Europa.
O realizador lá não é mt apreciado, enquanto cá (quer dizer, na Europa) é alvo de criticas mais calorentas.
Como a tua.

Joana C. disse...

Júlio: eu não sei de qual gostei mais...achei os dois tão bonitos! Também gostei do facto da história estar dividida em três capítulos.
Acho que o Kim-Kid-Duk é muito criticado no seu país porque retrata temas polémicos nos filmes (e temos que ver que a Coreia do Sul não tem uma sociedade tão aberta como as da Europa).

... disse...

Desconheço por completo mas agora fiquei super curioso.
Tenho que ver se vejo.

João D. disse...

gostei foi muito da review miúda. Tá mais..completa, sem perder o sentido crítico.

Anywayt em relação ao filme não sei, acredito que essa redenção e noção de culpabilidade, lhe dê um grande interesse. Mas o mais provável é esperar a saída em dvd.

Por falar em filmes coreanos, já vias o oldboy não? ok faz um bocadito de impressão e tal, masd é um daqueles com um fim em que um gajo só consegue dizer simplesmente: FODA-SE.

Joana C. disse...

João: obrigada, ainda bem que gostaste. Devias ir ver o filme, vale mesmo a pena.
Não vi o "Oldboy" mas ouvi dizer muito bem dele...talvez um dia alugue o DVD.

João D. disse...

posso-te emprestar...tenho-o cá por casa em edição com 2 dvd's (à pala de um cheque disco no último natal)

Princesa Sisi disse...

fixe, fixe. =)


gostei muito de ferro 3, muito bonito =)


devias ver o "primavera,verão, outono, inverno e... primavera" do mesmo diretor, é, também, muito bonito ^^ beijos**

Princesa Sisi disse...

OLDBOY!!! yesss! ora ai está um filme e pêras! é muito bom!

faz parte de uma trilogia tematica. os outros dois são, um anterior a oldboy - sympathy for mr. vengeance - e outro q é depois - sympathy for lady vengeance - também muito bons!

Chan wook Park é relativamente recente, tem poucos filmes feitos, mas os que tem são bons! vale também ver, Joint Security Area deste mesmo ^^

depois dêm uma olhada no www.imdb.com lá encontram td sobre o pessoal ^^

Anónimo disse...

Very nice site! Illuminated kick plates infiniti Bill mitchels hardcore

Mouroblog disse...

É relamente um grande filme sendo pequeno sendo compacto sendo imenso em humanidade,