domingo, abril 09, 2006

“Show your bones” (2006), Yeah Yeah Yeahs



Música de carne e osso

Apanhando a onda sonora dos The Strokes, os nova-iorquinos Yeah Yeah Yeahs começaram a dar nas vistas por volta de 2000, quando eram ainda uma banda de suporte de artistas como os White Stripes ou Jon Spencer Blues Explosion.
Depois de dois EP´s (“Yeah Yeah Yeahs” e “Machine”), a banda lançou em 2003 o seu primeiro álbum: “Fever to tell” é um elogio às guitarradas e à pujança punk repleta de uma agressiva sexualidade.
Neste primeiro trabalho, a banda liderada pela carismática Karen O conseguiu ir buscar o revivalismo pós-punk e juntar-lhe a sujidade e aspereza do rock de garagem.
Mas porque será que esta banda, aparentemente igual às milhares que andam por aí neste momento, conseguiu fazer uma obra-prima logo no primeiro álbum?
A resposta reside no facto de “Fever to tell” ser um dos álbuns mais enérgicos e contagiantes dos últimos anos, onde não nos cansamos de escutar aquelas músicas que transpiram rock e sexo por todos os lados e onde a voz pouco trabalhada de Karen O se conjuga na perfeição com as melodias ainda por limar. Este álbum é um manifesto genuíno ao puro rock.

Após três anos desse fantástico “Fever to tell”, os Yeah Yeah Yeahs regressam com “Show your bones”, um álbum mais calmo e adulto.
Aqui, a voz de Karen O está notoriamente mais controlada e o som da banda surge mais límpido e trabalhado. As temáticas de “Show your bones” já não são tão explicitamente sexuais e as melodias, outrora agressivas, ganham mais doçura e serenidade (em “Dudley” ou “Sweets”, por exemplo).
Mas não se pense que não vamos encontrar em “Show your bones” canções de puro rock e pós-punk: o primeiro single “Gold Lion”, “Way Out”, “Phenomena” ou “Mysteries” são uma boa prova de como os Yeah Yeah Yeahs deixam bem marcado, mais uma vez, o estilo que tanto os caracteriza.

9/10

5 comentários:

gonn1000 disse...

É um bom disco, ainda que ligeiramente abaixo do primeiro. Decididamente, temos banda!

Sílvia S. disse...

O pormenor que mais me agrada neste álbum é sem dúvida os uivos de PHENOMENA, bela cantiga...
Concordo, está mais fraquito, ainda assim uma boa confirmação para a banda. O que começo a constatar é que esgotado o interesse inicial não há mta vontade de ouvir em repeat.

Joana C. disse...

gonn1000: também acho que o primeiro é superior mas este não fica muito atrás.

spinster:essa música também é das minhas favoritas do álbum! eu ainda não me cansei do disco e acho que não me vou cansar tão rápido :P

Spaceboy disse...

É um bom álbum, mas como o gonn1000 e tu própria disseram, está um pouco abaixo do «Fever to Tell».

Anónimo disse...

best regards, nice info
sony camcorder american standard faucets Web hosting company for small business scripting host d mini bikini bikini calendar model summer milf lessons http://www.bikini-thong-gallery.info/missymistyellowpolkadotbikini.html Holly combs bikini Tamiflu dosis